Tentou imaginar o sabor do alimento acima??
Da mesma forma que se estivesse na sua frente tentaria primeiramente sentir o cheiro!
E é pelo cheiro tentamos imaginar o sabor e quando os dois se encontram há uma explosão de sentidos.
Nosso olfato é um sentido muito importante, é através dele que sentimos todos os cheiros, ruins ou bons. Ele serve tanto para nos advertir para a presença de gases tóxicos nocivos, tanto para sensações agradáveis que influenciam nossa vida afetiva.
É um grande aliado ao paladar, pois o odor agradável dos alimentos estimula em nós, sensações salivares e gástricas importantes no processo digestivo.
É um grande aliado ao paladar, pois o odor agradável dos alimentos estimula em nós, sensações salivares e gástricas importantes no processo digestivo.
Você já experimentou comer algo com o nariz tampado?
Vai perceber que não há sabor, você sentirá apenas a textura dos alimentos, o sabor é aguçado quando usamos o paladar juntamente com o olfato.
Vamos dar um exemplo bem claro pra que nunca ousou fazer experiências químico-olfativas na cozinha da mamãe. Tampe o nariz, coloque uma pequena quantidade de canela na boca, não será possível sentir o sabor com o olfato bloqueado.
Dei o exemplo da canela, pois é um alimento de forte odor e com sabor bem forte, mas que sem o olfato não é possível senti-lo. Da mesma forma, não sentirá o sabor de uma pipoca, de uma banana, de um chá amargo que sua mãe fez pra você...
Em especial, há pessoas que conseguem distinguir pelo cheiro, a marca e detalhes bem peculiares dos alimentos e destingi-las dos outros, é o caso dos sommeliers, degustadores e até perfumistas.
Mas, enquanto isso vamos por aí saboreando com o nariz, um café fresquinho, um pão recém tirado do forno, uma pipoca saborosa, um bife suculento na churrasqueira, um vinho suave e até um pequizinho para seus apreciadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário